A utilização do vidro temperado na construção civil é muito diversificada. O material pode ser adotado em janelas, portas, vedações, box e até na futura mobília da residência.
O que faz do vidro temperado ser tão bem aceito é a segurança que proporciona. As características deste material conferem a ele uma resistência superior a 5 vezes a resistência de vidros comuns. Além disso, quando quebrado a sua forma de fragmentação evita a formação de cacos com pontas.
O processo de fabricação deste vidro é caracterizado pelo aquecimento do material até a temperatura de aproximadamente 700º Celsius, e posterior resfriamento brusco. Este processo é chamado de têmpera.
Aliado a boa resistência de impacto este tipo de vidro, também chamado de vidro de segurança, possui boa resistência a esforços de flexão e pode suportar diferenças de temperatura de até 200 º Celsius.
O vidro de segurança ainda pode ser encontrado em diversas cores e graus de translucidez. Assim, pode ser utilizado em diversos ambientes com objetivos distintos.